PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM MULTIMODAL DE ANIMAL FARM PARA O ENSINO BÁSICO

Ana Flávia de Oliveira

oliv.anaf@gmail.com

RESUMO: O presente trabalho parte da pressuposição de que as instituições escolares valorizam a escrita em detrimento de outras linguagens. Por esse motivo, elaboramos propostas de atividades compostas pelo livro Animal Farm (ORWELL, 1945) e pelo filme também intitulado Animal Farm (produzido por Halas e Batchelor 1956) pautadas em conceitos como letramentos (SOARES, 2005; 2012 e KLEIMAN, 1995), multimodalidades (KRESS, 2000) e educação pluralista (COPE e KALANTZIS, 2000).  A pesquisa focou-se no desenvolvimento de atividades de ensino de língua inglesa para brasileiros por meio de uma abordagem multimodal. Ao longo das discussões, o conceito de adaptação (HUTCHEON, 2011) também foi abordado, uma vez que o filme – que é o principal objeto de uso nas atividades propostas – é uma adaptação do livro.  A partir de propostas com base em uma abordagem multimodal, o foco das atividades deixa de recair apenas sobre a linguagem escrita e passa também a considerar atividades com canções, desenhos, ilustrações e expressões corporais. O objetivo, portanto, foi o de propor atividades em que a língua inglesa é trabalhada em sala de aula com estudantes dos anos finais do ensino fundamental ou iniciais do ensino médio. Durante nossas propostas de atividades, também consideramos as diretrizes nacionais para elaborar atividades que fossem ao encontro das orientações aconselhadas pelos documentos oficiais.

Palavras-chave: “Multimodalidades” “Propostas de Atividades de Língua Inglesa” “Educação Pluralista”