|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
PROPOSTAS DE
ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM MULTIMODAL DE ANIMAL FARM PARA O ENSINO BÁSICO Ana Flávia de
Oliveira oliv.anaf@gmail.com RESUMO: O presente trabalho
parte da pressuposição de que as instituições escolares valorizam a escrita em
detrimento de outras linguagens. Por esse motivo, elaboramos propostas de
atividades compostas pelo livro Animal
Farm (ORWELL, 1945) e pelo filme também
intitulado Animal Farm (produzido por Halas e Batchelor
1956) pautadas em conceitos como letramentos (SOARES, 2005; 2012 e KLEIMAN,
1995), multimodalidades (KRESS, 2000) e educação pluralista (COPE e KALANTZIS,
2000). A pesquisa focou-se no desenvolvimento
de atividades de ensino de língua inglesa para brasileiros por meio de uma
abordagem multimodal. Ao longo das discussões, o conceito de adaptação
(HUTCHEON, 2011) também foi abordado, uma vez que o filme – que é o principal
objeto de uso nas atividades propostas – é uma adaptação do livro. A partir de propostas com base em uma
abordagem multimodal, o foco das atividades deixa de recair apenas sobre a
linguagem escrita e passa também a considerar atividades com canções, desenhos,
ilustrações e expressões corporais. O objetivo, portanto, foi o de propor
atividades em que a língua inglesa é trabalhada em sala de aula com estudantes
dos anos finais do ensino fundamental ou iniciais do ensino médio. Durante
nossas propostas de atividades, também consideramos as diretrizes nacionais
para elaborar atividades que fossem ao encontro das orientações aconselhadas
pelos documentos oficiais.
Palavras-chave:
“Multimodalidades” “Propostas de Atividades de Língua Inglesa” “Educação
Pluralista” . .
|