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RESUMO

 

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BIBLIOTECAS PÚBLICAS E ESCOLARES DA CIDADE DE CORNÉLIO PROCÓPIO - PR: DESAFIOS DOS MEDIADORES DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

 

 

Ana Carolina de Azevedo Mello

anacarolinamello@outlook.com.br

 

 

RESUMO

 

O presente estudo é o resultado de uma investigação sobre o papel desempenhado pelos mediadores de leitura que são lotados em bibliotecas públicas e escolares da cidade de Cornélio Procópio, situada no Norte do Paraná, trazendo para o centro da discussão a importância desse espaço como local de formação de leitores. A hipótese de trabalho foi de que, nas bibliotecas, as práticas de fomento à leitura de modo geral, e da literária, especificamente, se dão de modo disperso e, muitas vezes, intuitivo. A partir de um estudo piloto, realizado por meio da aplicação de 20 questionários, tanto nas bibliotecas públicas quanto nas escolares, detectamos uma série de fatores que dificultam o trabalho dos mediadores de leitura quanto à democratização do acesso, fomento à leitura e formação de leitores. Por meio do aparato teórico da Sociologia da leitura, buscamos estender a análise para todas as escolas estaduais, particulares, municipais e bibliotecas públicas da cidade de Cornélio Procópio, com o intuito de compreendermos a realidade vivenciada pelo Município, no que se refere à existência ou não de práticas positivas de fomento à leitura nestas instituições, bem como se os desafios encontrados pelos profissionais das bibliotecas são oriundos do entorno social em que estão inseridos, da falta de subsídios teóricos, que os levam à práxis intuitiva, e/ou da insuficiência de políticas públicas e da incipiente sistematização do conhecimento do trabalho a ser desenvolvido nas bibliotecas. Para a concretização da pesquisa, fizemos um estudo sobre a visão do leitor no decorrer da história, como este passou a ser compreendido a partir da Sociologia da leitura e das teorias da recepção, e a importância das instâncias mediadoras, especificamente, a biblioteca, e dos mediadores de leitura nesta mudança de paradigmas. Outrossim, apresentamos programas e ações governamentais criados em prol da leitura no Brasil, com o intuito de compreendermos se de fato estes amparam os mediadores em suas funções. A apuração dos resultados apontou, dentre outras dificuldades, que em todas as instituições analisadas, apenas uma pequena parcela dos mediadores realiza práticas sistematizadas de leitura, os trabalhos são feitos de modo intuitivo, pois os profissionais das bibliotecas não têm conhecimento da existência de políticas públicas a nível municipal, estadual ou federal que os auxiliem em seus trabalhos, e que os maiores desafios são vivenciados pelas bibliotecas que dependem do Município como órgão gerenciador de recursos financeiros e humanos para subsidiar o exercício da formação de leitores.

Palavras-chave: Biblioteca; Mediadores de leitura; Formação de leitores; Sociologia da leitura