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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO EM EaD: DIRECIONAMENTOS PARA A RESOLUÇÃO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA Aline Priscilla Brancalhão Züge
Esta pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa, teve como objetivo principal levantar possibilidades teórico-metodológicas de formação inicial, no contexto de Educação a Distância, a futuros professores de língua inglesa. Partiu-se do princípio de que, em termos qualitativos, não deve haver diferença entre as práticas proporcionadas pelo ensino presencial ou a distância, no que diz respeito à interação, ao efetivo uso da língua inglesa e à heterogeneidade, como propiciadores de aprendizado. A realização do estudo justifica-se pela necessidade de um embasamento teórico-prático capaz de proporcionar uma adequada formação de professores de LI em contextos não presenciais, necessidade ampliada pelo encargo atribuído à pesquisadora de que elaborasse um curso de extensão, via educação a distância, a fim de minimizar as dificuldades dos professorandos. Essa situação problema demandou o levantamento do arcabouço legal referente às exigências do aluno da educação básica, na aprendizagem de língua estrangeira; a partir desse levantamento, foi possível determinar os pontos mais relevantes à formação docente, que contempla práticas de letramentos, transposição didática e constituição de um perfil que contemple capacidade reflexiva, autonomia, flexibilidade e profissionalismo. Procedeu-se, ainda, a um levantamento das mais comuns abordagens de ensino de línguas estrangeiras, o que levou à constatação de que a articulação do ensino por tarefas (RICHARDS & RODGERS, 2014; SCHLATTER, 2009; SCHLATTER & GARCEZ, 2012) com as proposições do pós-método, de Kumaravadivelu (1994), está em consonância com as demandas da formação de professores de língua estrangeira dos dias atuais, tanto no que diz respeito ao conhecimento de língua quanto ao componente pedagógico. A pesquisa focalizou a interação em EaD, caracterizada pela utilização de tecnologias da informação e da comunicação, concluindo que a grande heterogeneidade dos alunos verificada na modalidade de ensino, em vez de ser um entrave, pode ser um fator de potencialização para a aprendizagem de língua inglesa, pois fornece ricas oportunidades de movimentos interacionais, mediada pelas tecnologias.
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa; Formação de professores; Educação a Distância
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