DEFESAS
RESUMO


<<Dissertação completa não disponibilizada pela autora>>

 

AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO EM SITUAÇÃO DE VESTIBULAR:

PROPOSTA DE PLANILHA À UNICENTRO

 

Maria Albany da Costa

giocondo@unicentro.br

A temática desta pesquisa é a avaliação de redação em contexto específico de vestibular. Essa temática está vinculada à dificuldade de a equipe de avaliação de redação do Concurso Vestibular da UNICENTRO em encontrar parâmetros pouco subjetivos, o que leva à procura de instrumentos mais precisos para esse trabalho. Em vista disso, delineamos uma pesquisa cujo objetivo geral é propor à UNICENTRO critérios de avaliação de redação em contexto específico de concurso vestibular. A partir disso, delimitamos como objetivos específicos: construir uma planilha para avaliação das redações do Concurso Vestibular da UNICENTRO; aplicar a planilha em dez redações, para ajustar os parâmetros. O trabalho está organizado, metodologicamente, em quatro partes: a primeira trata da revisão da literatura, constando a abordagem teórica sobre avaliação e sua função no processo de ensino-aprendizagem de Língua Materna; a produção e a avaliação de textos em língua materna; a avaliação de redação no vestibular; os critérios de avaliação de redação em contexto específico de vestibular; e os critérios de avaliação de redação do Concurso Vestibular da UEM; a segunda apresenta a proposta de planilha para avaliação de redação do Concurso Vestibular da UNICENTRO; a terceira traz a exemplificação de análise das redações; e a última aborda a conclusão do trabalho. Para análise e avaliação, de um universo de 6.111 redações, foram escolhidas, aleatoriamente, 60 redações produzidas por candidatos ao Concurso Vestibular de Verão de 2003 da UNICENTRO, das quais selecionamos 10, a fim de que se procedesse à exemplificação da planilha de avaliação proposta. Aplicada a planilha, obteve-se um resultado satisfatório, notadamente, na reunião dos itens referentes à tipologia textual, coerência e coesão, fator de tessitura textual, que não pode sofrer segmentação, sob pena de estar-se avaliando momentos separados do processo de produção de texto, deixando-se material suficiente para novas experiências.