DEFESAS
RESUMO

 

 

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REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESCRITA E DE SEU ENSINO

PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

 

Akisnelen de Oliveira Torquette

akisnelen@hotmail.com

 

Esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal analisar as representações sociais de escrita e do seu ensino para alunos de primeiro e terceiro ano do Ensino Médio em um colégio da rede pública na cidade de Maringá – Paraná. O corpus constitui-se de questionários aplicados aos alunos participantes, textos produzidos por eles sobre a escrita e anotações em diário de campo, o que permitiu a triangulação de dados e uma leitura interpretativa êmica. A orientação teórico-metodológica que norteou a análise é a das representações sociais (MOSCOVICI, 2003, 1978; JODELET, 2001) e do letramento (KLEIMAN, 2006, 1995; SOARES, 2003; CORREA, 2004; TFOUNI, 2001, 1995). De acordo com essas correntes teóricas, a linguagem é heterogênea, não é abstrata e nem isolada, mas resultado da relação entre dois ou mais sujeitos no meio social em que a interação constitui a realidade fundamental da língua. Dessa forma, as pessoas trazem padrões culturais de uso da escrita e discursos nos quais revelam suas representações dos objetos no mundo. Em termos de resultados deste trabalho, os dados analisados evidenciam, num primeiro momento, que a RS de escrita é diferente entre os alunos das duas séries. Para o primeiro ano, a escrita é representada por aspectos formais e para o terceiro a escrita passa a ter funções sociais, ancoradas no vestibular e em conseguir um bom emprego, transformação decorrente da fase vivenciada por esses adolescentes. Ambas parecem representações adquiridas na escola e que ratificam o mito do letramento (SIGNORINI, 1994). Com relação ao ensino da escrita, os alunos das duas séries apresentam a RS de que ensinar a escrever é ensinar ortografia, caligrafia ou pontuação, através de exercícios estruturais/tradicionais. Por fim, é possível afirmar que há uma possível articulação entre o conceito de RS e o de letramento, porque para as duas teorias o aspecto cognitivo depende de aspectos culturais, sociais e ideológicos. Para ambas, a aprendizagem acontece de forma mais ampla, considerando que a RS de um objeto, construída em grupos sociais, e os padrões de interação com o texto escrito, assim como o uso do oral na escrita ou da escrita na oralidade, influenciam no ensino e na aprendizagem da escrita pelos alunos.

 

Palavras-chave: Escrita; Representação social; Letramento; Ensino e aprendizagem; Ensino Médio