MULHERES POR MULHERES:

A REPRESENTAÇÃO DO AMOR, DO CORPO E DA SEXUALIDADE NAS IDENTIDADES FEMININAS DA COLEÇÃO AMORES EXTREMOS – ED. RECORD

Adrielle dos Santos Bergamasco

dribergamasco@hotmail.com

O objetivo da presente pesquisa, de caráter bibliográfico-qualitativo, é analisar o modo de representação do amor, do corpo e da sexualidade na trajetória das personagens femininas que compõem a coleção Amores extremos, composta por sete romances escritos por escritoras brasileiras, publicada pela editora Record, entre os anos de 2001 a 2003. De modo mais específico, trata-se de investigar quais são as escolhas que as escritoras contemporâneas fazem ao construir suas personagens, se incluem minorias estigmatizadas ou se mantém as representações que tradicionalmente povoam os romances, em geral, que muitas vezes reduplicam os padrões da sociedade patriarcal-dominante. A pesquisa se justifica por dar continuidade a outros estudos feitos anteriormente que tratam da representação da mulher na literatura (de autoria feminina) e por contribuir para os estudos literários acerca dessa temática. Tomando como base a análise literária, ela foi fundamentada na Crítica literária feminista e em teorias afins, como as de Pierre Bourdieu, Alain Touraine, Judith Butler, Regina Dalcastagnè, Elódia Xavier, dentre outras. Como resultados, pode-se dizer que a literatura de autoria feminina contemporânea, de fato, representa a(s) identidade(s) feminina(s), de forma diferente da(s) representada(s) tradicionalmente, ao propor uma pluralidade de novas formas identitárias e conferir um olhar diferenciado, calcado no pensamento feminista, às questões de gênero e às relações estabelecidas entre eles. Também compreende a sexualidade feminina de forma espontânea, constituindo representações mais íntimas, expressivas e mais próximas daquelas experimentadas na realidade extraliterária, ao conceder voz às próprias mulheres para viver sua sexualidade. Nesse sentido, as mulheres representadas por essa literatura são livres, autônomas, libertárias e atrizes de suas próprias vidas, agindo com consciência e responsabilidade de seus atos, evidenciando assim, a relevância dessa literatura para uma representação feminina mais coerente com o modo de ser e de estar da mulher na sociedade contemporânea.

Palavras-chave: Literatura de autoria feminina contemporânea; Personagem feminina; Identidades