DEFESAS
RESUMO

 

 

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AMORAS SEM ESPINHOS: A RECEPÇÃO DE FÁBULAS (1922), DE MONTEIRO LOBATO, POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Adriana Paula dos Santos Silva

adriana2210@gmail.com

 

Esta dissertação relata resultados obtidos a partir da análise da recepção de textos literários por crianças pertencentes ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental, de uma escola privada da cidade de Maringá – Paraná. Os textos analisados são vinte e duas fábulas, retiradas do livro homônimo, do escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882 – 1948). Desta forma, a primeira parte do trabalho aborda os recursos de adaptação e tradução literárias e paródia como instrumentos utilizados na reescrita lobatiana, verificando a influência destes recursos na constituição do texto narrativo. Nesta perspectiva, a teoria da Estética da Recepção é abordada enquanto direcionamento teórico que identifica a participação do leitor na recepção do texto literário. No acompanhamento do universo de leitura resgatou-se, como sustentação teórica, a estrutura e a história do gênero fabular, como forma de entender as leituras apresentadas pelos leitores de Monteiro Lobato, na atividade de leitura em sala de aula.

 

Palavras-chave: Literatura e Ensino; Fábulas; Recepção.