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RESUMO

 

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O GÊNERO DISCURSIVO PARÁBOLA NA PRÁTICA DE SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE DIDATIZAÇÃO

 

Adriana Gisele Estevão

adrianagisele91@gmail.com

 

Com o propósito de efetivar um ensino de Língua Portuguesa mais contextualizado, esta pesquisa de caráter qualitativo-interpretativista participante tem como objetivo geral a didatização do gênero discursivo parábola. Por muito tempo, a parábola permaneceu como um gênero restrito à esfera religiosa, com características específicas que foram se desenvolvendo e que transformaram as narrativas parabólicas em um gênero da esfera literária. Hoje, a parábola está presente em variadas práticas discursivas e, desse modo, por meio do estudo de suas características enquanto gênero discursivo – conteúdo temático, construção composicional e estilo –, procuramos estabelecer as regularidades e instabilidades do gênero, ancorando-se nos estudos de estudiosos como Sant’Anna (1998; 2010) e na análise de diversos enunciados concretos pertencentes ao gênero. Como aporte teórico para o estudo da linguagem, a pesquisa se fundamenta na concepção dialógica proposta por Bakhtin (2003), que assume o caráter interacional como realidade da língua, considerando o discurso como prática social que se concretiza por meio dos gêneros discursivos. Para o processo de didatização do gênero parábola, este trabalho se apropria do modelo didático das Sequências Didáticas propostas por Dolz, Noverraz e Schnewly (2010). Após o desenvolvimento da proposta de encaminhamento didático, no qual desenvolvemos atividades de leitura, escrita e análise linguística, foi realizada a implementação em uma turma de nono ano do ensino fundamental e, por ser uma pesquisa em Linguística Aplicada, como instrumentos de coleta de dados recorreu-se a gravações das aulas, diários de campo e questionário durante a implementação, para posterior análise. Nesse sentido, o estudo em tela, institui-se a partir da análise dos dados coletados, observando que as relações interativas desencadeadas em ambiente escolar por meio da proposta didática partindo de um gênero inédito em sala de aula como a parábola, pode conduzir a um ensino de língua materna profícuo e contextualizado, como se pode observar a partir dos resultados alcançados. Em termos de tema, construção composicional e estilo, percebe-se, ao final do trabalho, que mesmo diante de alguns imponderáveis surgidos no decorrer da implementação da pesquisa, os resultados obtidos foram positivos.

 

Palavras-chave: Gênero Discursivo Parábola; Didatização; Leitura; Análise Linguística; Escrita.

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