Tese completa - Arquivo PDF

POLATO, Adriana Delmira Mendes. Análise Linguística: do estado da arte ao estatuto dialógico. 2017. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.

Esta pesquisa tem por objetivo central a proposição de um estatuto dialógico para a Análise Linguística, nos termos de sua função reflexiva para compreensão e produção valorada de enunciados e como perspectiva de ensino gramatical em língua materna, a partir de reflexões sobre o nascimento e o desenvolvimento do objeto na Linguística Aplicada do Brasil, com base nos aportes da teoria dialógica do Círculo de Bakhtin. O trabalho parte da hipótese de que o objeto Análise Linguística apresenta um desenvolvimento heterogêneo, oscilante entre uma tendência convergente e outra desviada a uma perspectiva dialógica de abordagem teórico-metodológica e prática. A pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada (LA) e toma como base para a reflexão teórica empreendida os pressupostos do dialogismo preconizado pelo Círculo de Bakhtin, lugar a partir do qual interpreta a epistemologia teórica do nascimento da proposta de AL e caracteriza seu desenvolvimento. Empregam-se, no plano metodológico, os procedimentos da Análise de Conteúdo (AC), de Bardin (1977), coadunados aos procedimentos da Análise Dialógica de Discurso (ADD). A AC serve à sistematização e à organização de dados, enquanto a ADD é tomada como teoria paralela que serve à expansão das interpretações inferenciais e, logo, à análise do discurso constituído sobre o objeto em três décadas de seu desenvolvimento na LA do Brasil, assim como à caraterização reflexiva do estatuto dialógico pretendido. Os resultados das análises mostram que: a) a Análise Linguística, em sentido pedagógico, nasce na LA do Brasil, assentada em pressupostos da teoria dialógica do Círculo de Bakhtin; b) o objeto Análise Linguística se desenvolve, historicamente, oscilando entre  perspectivas cognitivistas e dialógicas e, ainda que o discurso teórico penda à segunda perspectiva, as práticas efetivas de abordagem de objetos linguístico-enunciativos e discursivos em textos são, majoritariamente, de cunho cognitivo;  c) a caracterização  do estatuto dialógico da Análise Linguística é possível de ser executada; d) a Análise Linguística de estatuto dialógico caracterizada delineia apontamentos teóricos e metodológicos certos e voltados à abordagem valorativa de aspectos linguístico-enunciativos e discursivos em textos mobilizados em gêneros discursivos, a partir da relação estilo-gramática, seja em direção ao fazer científico seja em direção às aplicações práticas; e) a Análise Linguística de estatuto dialógico requer o desenvolvimento de competências e habilidades ético-cognitivas de sujeitos-alunos, para a formação de autores ativos na compreensão e produção axiológica do enunciado; e) a Análise Linguística de estatuto dialógico apresenta, no plano teórico, os seus objetivos pragmáticos no processo de ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo em que se volta a objetivos sociais.

PALAVRAS-CHAVE: Análise Linguística; Análise Dialógica do Discurso; estatuto dialógico; conceitos axiológicos.