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RESUMO |
POLATO, Adriana Delmira Mendes. Análise
Linguística: do estado da arte ao estatuto dialógico. 2017. Tese (Doutorado
em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017. RESUMO Esta pesquisa tem por objetivo
central a proposição de um estatuto dialógico para a Análise Linguística, nos
termos de sua função reflexiva para compreensão e produção valorada de
enunciados e como perspectiva de ensino gramatical em língua materna, a partir
de reflexões sobre o nascimento e o desenvolvimento do objeto na Linguística
Aplicada do Brasil, com base nos aportes da teoria dialógica do Círculo de
Bakhtin. O trabalho parte da hipótese de que o objeto Análise Linguística
apresenta um desenvolvimento heterogêneo, oscilante entre uma tendência
convergente e outra desviada a uma perspectiva dialógica de abordagem
teórico-metodológica e prática. A pesquisa se insere no campo da Linguística
Aplicada (LA) e toma como base para a reflexão teórica empreendida os
pressupostos do dialogismo preconizado pelo Círculo de Bakhtin, lugar a partir
do qual interpreta a epistemologia teórica do nascimento da proposta de AL e
caracteriza seu desenvolvimento. Empregam-se, no plano metodológico, os
procedimentos da Análise de Conteúdo (AC), de Bardin (1977), coadunados aos
procedimentos da Análise Dialógica de Discurso (ADD). A AC serve à
sistematização e à organização de dados, enquanto a ADD é tomada como teoria
paralela que serve à expansão das interpretações inferenciais e, logo, à
análise do discurso constituído sobre o objeto em três décadas de seu
desenvolvimento na LA do Brasil, assim como à caraterização reflexiva do
estatuto dialógico pretendido. Os resultados das análises mostram que: a) a
Análise Linguística, em sentido pedagógico, nasce na LA do Brasil, assentada em
pressupostos da teoria dialógica do Círculo de Bakhtin; b) o objeto Análise
Linguística se desenvolve, historicamente, oscilando entre perspectivas cognitivistas e dialógicas e,
ainda que o discurso teórico penda à segunda perspectiva, as práticas efetivas
de abordagem de objetos linguístico-enunciativos e discursivos em textos são,
majoritariamente, de cunho cognitivo; c)
a caracterização do estatuto dialógico
da Análise Linguística é possível de ser executada; d) a Análise Linguística de
estatuto dialógico caracterizada delineia apontamentos teóricos e metodológicos
certos e voltados à abordagem valorativa de aspectos linguístico-enunciativos e
discursivos em textos mobilizados em gêneros discursivos, a partir da relação
estilo-gramática, seja em direção ao fazer científico seja em direção às
aplicações práticas; e) a Análise Linguística de estatuto dialógico requer o
desenvolvimento de competências e habilidades ético-cognitivas de
sujeitos-alunos, para a formação de autores ativos na compreensão e produção axiológica
do enunciado; e) a Análise Linguística de estatuto dialógico apresenta, no
plano teórico, os seus objetivos pragmáticos no processo de ensino e
aprendizagem, ao mesmo tempo em que se volta a objetivos sociais. PALAVRAS-CHAVE: Análise Linguística; Análise Dialógica do Discurso;
estatuto dialógico; conceitos axiológicos.
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