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RESUMO

 

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A FORMAÇÃO TEÓRICA, METODOLÓGICA E PRÁTICA DOS CONCEITOS DE REVISÃO E REESCRITA NO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

Adriana Beloti

dribeloti@gmail.com

 

Esta Tese trata do processo de formação teórica, metodológica e prática sobre a revisão e a reescrita de textos, desenvolvido com os professores em formação inicial participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – subprojeto de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Paraná/Campo Mourão. Consideramos que essa formação orienta e constitui práticas docentes efetivas de trabalho com a produção de textos escritos, contribuindo com os processos de revisão e de reescrita de textos de seus futuros alunos, levando-os ao desenvolvimento de suas habilidades de escrita e de sua capacidade linguístico-discursiva. O objetivo geral foi compreender como a formação teórico-metodológica sobre os processos de revisão e de reescrita constitui-se na formação docente inicial dos participantes do PIBID.  O aporte teórico-metodológico utilizado contemplou a concepção enunciativo-discursiva de linguagem oriunda dos estudos do Círculo de Bakhtin, do conceito de escrita como trabalho, em uma perspectiva processual, que considera as etapas de revisão e de reescrita, a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada, procedendo a uma pesquisa-ação, devido às intervenções realizadas junto aos participantes. A pesquisa foi composta por três etapas principais: o diagnóstico inicial, em forma de um questionário; o processo de formação teórico-metodológica e prática, período de atividade efetiva como professores da Educação Básica – com produção de material didático e atuação no processo de produção textual escrita de estudantes do sexto ano; o diagnóstico final, o mesmo questionário inicial. A partir das análises dos registros gerados, chegamos aos seguintes resultados: a) as concepções de escrita, de revisão e de reescrita foram alteradas: os professores passaram a entender tais conceitos pelo viés processual, sendo a revisão e a reescrita compreendidas como recursivas e dialógicas; b) os conceitos dos tipos de correção passaram a ser compreendidos, com várias possibilidades para intervir no texto dos estudantes; c) o conceito de reescrita indica que os professores compreenderam sua função de deixar o texto mais adequado às condições de produção e, então, atuaram, especialmente, pelas operações linguístico-discursivas de adição, de substituição e de ignorar.

 

Palavras-chave: Formação docente inicial; PIBID; Revisão e reescrita

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