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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
RESUMO
Esta tese analisa a apropriação que autores da Literatura Brasileira contemporânea fazem das obras de Caio Fernando Abreu (1948-1996). O corpus delimitado engloba 14 obras dos escritores Adriana Lunardi, Állex Leilla, Arturo Gouveia, João Batista Ferreira, José Valdemar de Oliveira, Lúcia Facco, Marcelo Mirisola, Marcelo Moutinho, Pedro Stiehl, Ramon Mello e Wil Cabral. Partindo das proposições de Pierre Bourdieu sobre campo literário (1970, 1992, 1994), hipotetizamos que o trabalho realizado pelos novos narradores a partir da utilização de fragmentos, trechos e símbolos da obra de Abreu corrobora para com o estabelecimento do autor como figura de proa deste grupo particular de escritores, considerados pretendentes frente ao campo literário brasileiro, ao mesmo tempo em que serve de caminho para a inserção dos mesmos neste campo. O percurso analítico proposto discute a autonomização do campo literário brasileiro, a solidificação de suas instituições e a inserção de Abreu, ainda jovem escritor, neste cenário, no sentido de averiguar o valor simbólico de que dispõe o precursor frente ao campo. Esfera acadêmica e redes sociais foram os ambientes de circulação estudados para que se pusesse chegar à noção de valor simbólico construída pela obra e pela figura de Caio Fernando Abreu. Por fim, verificamos a atuação de cada um dos autores pretendentes frente à obra do precursor, categorizando os modos de apropriação que fazem da obra de Caio Fernando Abreu por meio da proposição de espaços de atuação simbólica intercomunicantes, que foram assim nomeados: Escrita no espaço dos possíveis, Espaços referentes, Espaços de leitura e Espaços para distinção e distanciamento, em que ganham relevo as distintas negociações simbólicas com o legado de Abreu. O trabalho de averiguação da hipótese de trabalho, por meio da análise das obras dos pretendentes, levou a concluir que as objetivações realizadas pelos pretendentes expandem o legado simbólico do precursor, fundando em torno dele um subcampo de circulação de obras literárias, ao mesmo tempo em que garante aos pretendentes ligações efetivas no campo literário nacional, a partir das quais os mesmos buscam auferir lucro simbólico para suas obras. Palavras-chave: Caio Fernando Abreu; Campo Literário; Precursor e pretendentes; Negociações simbólicas. .
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