PADRÕES PARA A IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE CENTRAL EM TEXTOS DO GÊNERO CARTA ABERTA EM CONTEXTO DE AVALIAÇÃO

Sâmia Leticia Cardoso dos Santos

samia_cardoso17@hotmail.com

O objetivo desta pesquisa é investigar os critérios para identificação da unidade central (UC) em textos do gênero carta aberta produzidos por candidatos do Processo de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade Estadual de Maringá. A análise dos critérios é ancorada nos pressupostos teóricos do Funcionalismo (BUTLER, 2003; HALLIDAY, 2004; NEVES, 1994, 1997, 2010, 2011), cujo intuito é analisar a língua para além da descrição dos elementos linguísticos, verificando como seus usuários se comunicam de modo eficiente. A Teoria da Estrutura Retórica (Rhetorical Structure Theory – RST), que também embasa esta pesquisa, visa estudar e descrever a organização dos textos (MANN; THOMPSON, 1988). Neste trabalho, o gênero carta aberta é investigado a partir da concepção de Gênero Textual proposta por Marcuschi, que define gêneros textuais como os textos materializados presentes em nossas atividades humanas os quais têm características sociocomunicativas determinadas pelos “conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica” (MARCUSCHI, 2005, p.24). O córpus se constitui de um total de 100 (cem) textos do gênero carta aberta produzidos no PAS- UEM – Etapa 02, de 2016, e disponibilizados pela Comissão de Vestibular Unificado (CVU). Como justificativa para a pesquisa, embora haja investigações a respeito da UC em alguns gêneros textuais, não há trabalhos que investiguem as UCs presentes no gênero carta aberta. Além disso, espera-se que os resultados dos estudos possam contribuir para o desenvolvimento de aplicações de avaliação automática de textos, bem como para a criação de materiais para formação das bancas e de manuais de produção textual para os alunos do ensino médio. Os principais resultados encontrados foram os seguintes: (i) a posição da UC nos textos do córpus: verificou-se que em 1% das ocorrências a UC está na introdução; 11% das UCs estão localizadas no desenvolvimento e 88% das UCs estão localizadas na conclusão. Sendo assim, a posição da UC com maior número de ocorrências encontra-se na conclusão dos textos; (ii) a frequência de palavras presentes nas UCs: investigaram-se as classes substantivo, adjetivo, advérbio e verbo e classificaram-se as palavras com maior número de ocorrências encontradas na UCs; (iii) as relações retóricas presentes nos textos do córpus foram: de motivação, de reformulação, de justificativa e de fundo. A frequência de ocorrência de cada relação está diretamente ligada à posição das UCs no córpus, uma vez que, com maior número de ocorrências, a relação de motivação apareceu na maioria dos textos nos quais a UC se encontrava na conclusão.

Palavras-chave: Unidade Central. RST. Carta Aberta