Dissertação completa
-
Arquivo PDF
PADRÕES
PARA A IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE CENTRAL EM TEXTOS DO GÊNERO CARTA ABERTA EM
CONTEXTO DE AVALIAÇÃO
Sâmia
Leticia Cardoso dos Santos
samia_cardoso17@hotmail.com
RESUMO
O objetivo desta
pesquisa é investigar os critérios para
identificação da unidade central (UC) em textos do gênero carta aberta
produzidos por candidatos do Processo de Avaliação Seriada (PAS), da
Universidade Estadual de Maringá. A análise dos critérios é ancorada nos
pressupostos teóricos do Funcionalismo (BUTLER, 2003; HALLIDAY,
2004; NEVES, 1994, 1997, 2010, 2011), cujo intuito é analisar a língua para
além da descrição dos elementos linguísticos, verificando como seus usuários se
comunicam de modo eficiente. A Teoria da Estrutura Retórica (Rhetorical Structure Theory – RST), que
também embasa esta pesquisa, visa estudar e descrever a organização dos textos (MANN; THOMPSON,
1988). Neste trabalho, o gênero carta aberta é investigado a partir da
concepção de Gênero Textual proposta por Marcuschi, que define gêneros textuais
como os textos materializados presentes em nossas atividades humanas os quais
têm características sociocomunicativas determinadas pelos “conteúdos,
propriedades funcionais, estilo e composição característica” (MARCUSCHI, 2005,
p.24). O córpus se constitui de um total de 100 (cem) textos do gênero carta
aberta produzidos no PAS- UEM – Etapa 02, de 2016, e disponibilizados pela
Comissão de Vestibular Unificado (CVU). Como justificativa para a pesquisa,
embora haja investigações a respeito da UC em alguns
gêneros textuais,
não há trabalhos que investiguem as UCs presentes no gênero carta aberta. Além
disso, espera-se que os resultados dos estudos possam contribuir para o
desenvolvimento de aplicações de avaliação automática de textos, bem como para
a criação de materiais para formação das bancas e de manuais de produção
textual para os alunos do ensino médio. Os principais resultados encontrados
foram os seguintes: (i) a posição
da UC nos textos do córpus: verificou-se que em 1% das ocorrências a UC está na introdução;
11% das UCs estão localizadas no desenvolvimento e 88% das UCs estão
localizadas na conclusão. Sendo assim, a posição da UC com maior número de
ocorrências encontra-se na conclusão dos textos; (ii) a frequência de palavras
presentes nas UCs: investigaram-se as classes substantivo, adjetivo, advérbio e
verbo e classificaram-se as palavras com maior número de ocorrências
encontradas na UCs; (iii) as relações retóricas presentes nos textos do córpus
foram: de motivação, de reformulação, de justificativa e de fundo. A frequência
de ocorrência de cada relação está diretamente ligada à posição das UCs no
córpus, uma vez que, com maior número de ocorrências, a relação de motivação
apareceu na maioria dos textos nos quais a UC se encontrava na conclusão.
Palavras-chave: Unidade Central. RST. Carta Aberta
.
|