|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
ANÁLISE ARQUEGENEALÓGICA EM
DISCURSOS SOBRE O SABER SECRETARIAL EM FORMAÇÃO RESUMO Esta pesquisa tem por objetivo descrever,
de forma arquegenealógica, as práticas discursivas que apontam para a
constituição de um objeto que especifique o saber secretarial. Nessa alçada,
são observados os processos discursivos que constituem a ciência em
Secretariado, verificando a ocorrência das regularidades dos sujeitos
pesquisadores na área sobre traços que caracterizam o que é o secretariado.
Para tanto, os gestos de leitura adotam a perspectiva discursiva da linguagem
sob os pressupostos teórico-metodológicos apresentados pelo filósofo francês
Michel Foucault, o empreendimento arquegenealógico. Nele, aborda-se o
funcionamento discursivo da constituição dos saberes empreendidos nos jogos de
poderes. Diante disso, desenvolve-se, primeiramente, as questões que tratam
sobre o funcionamento de um discurso científico, acerca de uma ordem
discursiva, com vistas a problematizar os aspectos de legitimação, interdição e
rejeição dos discursos; num segundo momento, a análise da função enunciativa,
numa visada arqueológica, para caracterizar a regularidade discursiva sobre o
identidade do saber secretarial; e, por fim, para tratar da questão
genealógica, o poder, propomos a análise da formação das modalidades
enunciativas, visando empreender as questões do poder na formação dos saberes.
O material de análise é composto por oito artigos retirados de duas
obras, específicas do campo secretarial, as quais se intitulam: “Pesquisa em Secretariado:
cenários, perspectivas e desafios (2012); e, “Pesquisa em Secretariado:
reflexões acerca da construção do conhecimento” (2016). Observa-se, portanto, na acontecimentalização
pesquisa em secretariado, que os discursos produzidos em torno desta temática
apresentam como regular o ato de assessorar como prática característica da
área, com vertentes aos campos de saberes que constituem o secretariado uma
área inter, trans e multidisciplinar. Palavras-chave: Discurso. Pesquisa Secretarial. Saber. Poder. . .
|