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RESUMO

 

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ELIAS, Ieda Maria Sorgi Pinhas. A narrativa de Odette de Barros Mott e a formação do subsistema juvenil na literatura brasileira. 2015. 216 p. Dissertação (Mestrado em Letras: área de concentração: Estudos Literários). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.

 

 

RESUMO

 

           

O objetivo da presente dissertação é, a partir do levantamento sistemático da fortuna crítica e da catalogação das obras de Odette de Barros Mott (1913-1998), compreender a importância e o modo de sua participação na formação do subsistema literário juvenil brasileiro, abordando, especialmente, aspectos referentes ao romance de formação, o Bildungsroman, na narrativa Justino, o retirante (1970). A realização deste trabalho justifica-se pela necessidade de investigação da produção literária juvenil produzida no país, ainda muito carente de estudos dessa natureza, além das contribuições ofertadas a professores que se utilizam dos textos da autora, através das obras fichadas. A fundamentação teórica do trabalho respalda-se na Sociologia da leitura, com contribuições de Antonio Candido (1976, 1988), Robert Escarpit (1974),História literária e Teoria literária- Marisa Lajolo e Regina Zilberman (1984,1988), Psicologia e Sociologia da adolescência - Luís Antônio Groppo (2000) Guillermo Obiols (2006), História literária – Edmir  Perrotti (1986), no papel da indústria cultural –Pierre Bourdieu (2007), na Teoria da Recepção - Hans Robert Jauss (1994), na teoria literária - Antoine Campagnon (2010), e nos conceitos do romance de formação – Bildungsroman, com os estudos de Wilma Patrícia Maas (2000), todos de grande valia para que pudéssemos alcançar nossos objetivos. Os resultados levaram à percepção de que Odette de Barros Mott não só contribuiu para que a produção literária juvenil tivesse representação nacional como foi uma das precursoras do realismo nas obras para jovens, promovendo através de seus textos, discussões de temas tidos como tabus e pouco abordados, principalmente na década de 70.

 

Palavras-chave: Odette de Barros Mott. Romance de formação –Bildungsroman. Subsistema juvenil. Narrativa juvenil

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